Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CURSO ABORDA OS CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO E LAVAGEM DE DINHEIRO

    CURSO ABORDA OS CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO E LAVAGEM DE DINHEIRO

    São Paulo, 28 de agosto de 2012

    Teve início nesta segunda-feira (27/8), no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo, o curso Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e Lavagem de Capitais, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Justiça Federal e ministrado pelos juízes federais Márcio Ferro Catapani e Marcelo Costenaro Cavali, substitutos da 2ª e 6ª Vara Federal Criminal em São Paulo/SP, respectivamente.

    Dividido em quatro aulas, o curso abordará, entre outros assuntos, a competência das varas especializadas em crimes de lavagem de dinheiro; meios de investigação; quebra de sigilo bancário e fiscal; interceptação telefônica; delação premiada, gestão fraudulenta, apropriação indébita financeira, evasão de divisas e as recentes alterações da legislação sobre o crime de lavagem de dinheiro.

    Pensamos em um esquema de curso com enfoque prático. Não estamos simplesmente apresentando uma palestra com noções básicas sobre esses temas. Nossa ideia é ajudar os servidores com as questões que enfrentam no seu trabalho diário, afirmou Marcelo Cavali.

    Márcio Catapani ressaltou outros benefícios que o evento traz aos participantes. Para aqueles que atuam nas varas especializadas, esse curso é importante para entenderem melhor qual o problema que existe na base dos processos com que estão lidando. Para os que trabalham em outras áreas, serve como acréscimo de conhecimento e contribui para o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

    Essa também é a opinião do oficial de justiça Lino Hebert Bonassi, que atua na Central de Mandados da capital: No âmbito da minha atuação como oficial de Justiça, esse conhecimento é importante para que não venha a cometer erros durante as diligências que possam, de alguma forma, invalidar o processo. Desta maneira, estarei mais qualificado para desempenhar o meu trabalho, concluiu.

    Os juízes também falaram sobre o fato de existir, na Justiça Federal em São Paulo, a preocupação em promover cursos de capacitação para servidores e estagiários. Segundo Marcelo Cavali, essa iniciativa é fundamental, tanto para passar o conteúdo, como para aproximar os servidores dos magistrados, permitindo que tenhamos um diálogo aberto e franco. Para o juiz Márcio Catapani, esses cursos permitem que seja melhorada a qualidade da prestação jurisdicional. (JSM)

    A duas últimas aulas ocorrerão no dia 29 e 30/8, com transmissão por videoconferência para as subseções judiciárias do estado de São Paulo no período das 9h às 12h. (JSM)

    Fotos: Jefferson Messias

    "O curso é voltado para a realidade do dia a dia do servidor da Justiça Federal" - Marcelo Cavali

    Márcio Catapani falou sobre a relevância social e econômica dos temas abordados

    O público presente no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo

    • Publicações1404
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/curso-aborda-os-crimes-contra-o-sistema-financeiro-e-lavagem-de-dinheiro/100043804

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)