Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum de São Bernardo do Campo em novas instalações

    FÓRUM DE SÃO BERNARDO DO CAMPO EM NOVAS INSTALAÇÕES

    A 14ª Subseção Judiciária, coincidindo com seu aniversário de 10 anos, inaugura hoje, às 17 horas, suas novas instalações. Atualmente, ela conta com três varas federais pelas quais tramitam mais de 28 mil processos e atende a população de São Bernardo do Campo e Diadema, estimada em cerca de um milhão de pessoas. O novo prédio está situado na avenida Senador Vergueiro, 3575/3595, em Rudge Ramos, com espaço, inclusive, para futura expansão da subseção.

    A juíza federal coordenadora do Fórum de São Bernardo, Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira, fala sobre a importância do novo prédio, o que mudou nesses 10 anos e qual o próximo desafio.

    JF – Conhece a Região do ABC? Há quanto tempo trabalha na JF/SBC?

    Ana Lúcia Iucker - Estou na coordenação do fórum desde março de 2006; já exerci esta função duas outras vezes (2002 e 2004). Não moro na cidade, mas a apenas 15 km do fórum. Cresci e passei toda a minha juventude aqui, pois parte de minha família é de SBC. Assisti o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Iniciei minha carreira como procuradora do Estado, em 1987, em SBC e trabalhei quatro anos junto à Justiça Estadual. Assim que ingressei na carreira de juíza federal, minha titularização efetiva (antes em varas virtuais), foi em SBC tendo assumido a 3ª Vara em 19 de dezembro de 1997. Trabalho aqui há 10 anos. Sou a juíza mais antiga da subseção.

    JF – De 1997 para ca , o que mudou no perfil da 14ª Subseção Judiciária?

    Ana Lúcia Iucker – A mudança no perfil da subseção é patente nesses 10 anos. Iniciamos com cerca de 4 mil processos por vara e chegamos a ter 11 mil. Desse total, 50% de cada vara é composta por execuções fiscais, que também compõem 80% dos processos suspensos.

    A demanda previdenciária foi muito forte no início, após tivemos as ações relativas à correção monetária dos depósitos de FGTS, ações relativas ao SFH, ações tributárias e atualmente temos muitas ações em face da CEF. As ações monitórias também têm sido propostas com mais freqüência.

    A maior mudança foi no aumento do número de ações, com o conhecimento da existência da Justiça Federal. Hoje temos em média 9.500 processos por vara com o quadro de apenas 11 funcionários, quando a média de processos da Justiça Federal, em outros fóruns, por vara, vem caindo para 4 mil processos, o que pode ser constatado pela análise das estatísticas mensais.

    JF - O novo prédio atende as necessidades do Fórum de SBC?

    Ana Lúcia Iucker - No momento ainda não, pois a CEF ocupa dois andares. Com a saída da CEF prevista para maio ou junho, o Fórum ficará adequado às nossas necessidades. Inclusive com espaço para instalação de mais duas varas, além das três já existentes.

    JF - Quais as principais vantagens em relação ao prédio anterior?

    Ana Lúcia Iucker – Todas; temos espaço adequado para as secretarias, todas as instalações são novas, éramos a única subseção com móveis da linha antiga, sem estações de trabalho. Tudo isso foi modificado e estamos no aguardo da troca dos computadores em 2008. O link com o servidor está pronto para ser instalado pelo sistema de rádio, o prédio tem acesso para portadores de necessidades especiais, o que não ocorria no prédio anterior, onde éramos obrigados a realizar audiências nas secretarias por falta de acesso às salas de audiências. Chegamos a dividir a terceira Vara em três andares diferentes por falta de espaço para colocação de processos e atendimento ao público. No novo prédio os gabinetes e a secretaria estão num mesmo andar, facilitando a realização do trabalho e aproximando ainda mais o juiz dos funcionários, no contato do dia a dia.

    JF - Ao completar 10 anos (20/10), a 14ª Subseção Judiciária alcançou sua principal reinvindicação dos últimos anos: instalações físicas mais adequadas. Qual o próximo desafio?

    Ana Lúcia Iucker - A implantação urgente de mais duas varas na subseção e o aumento do número de funcionários no setor administrativo, um dos menores da JF em relação ao número de processos que temos em andamento e o número de atendimento ao público.

    (DAS)

    • Publicações1404
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações787
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-de-sao-bernardo-do-campo-em-novas-instalacoes/124752

    Informações relacionadas

    Fórum de São Bernardo do Campo comemorou 10 anos em novo prédio

    Novo Fórum Trabalhista de São Bernardo do Campo é inaugurado

    Diógenes Gasparini dá nome ao Fórum em São Bernardo do Campo

    O que é a Justiça Federal ?

    ADVBOX Software Jurídico, Administrador
    Artigoshá 3 anos

    Regras para Parcerias entre Advogados e Escritórios

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Minha aposentadoria foi bloqueada e meu salário foi rebaixado e a um mês estou sem receber as contas de casa então em atraso não tenho dinheiro pra comer fui aposentado por tempo de serviço em 2017 com 37anos de contribuição agora espero que o juiz me ajude e me devolva a minha aposentadoria e que não seja a menor e sim a verdadeira, e que ele tenha compaixão pelo meu caso e obrigado continuar lendo