Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OURINHOS INAUGURA JUIZADO ESPECIAL FEDERAL

    OURINHOS INAUGURA JUIZADO ESPECIAL FEDERAL

    São Paulo, 7 de fevereiro de 2012

    Na última sexta-feira (3/2) o município de Ourinhos/SP recebeu sua 1ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal, instalada no mesmo prédio onde funciona o Fórum da Justiça Federal, localizado na avenida Rodrigues Alves, nº 265. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Roberto Haddad, do juiz federal Carlos Alberto Loverra, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo e de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de outras autoridades.

    O juiz federal Mauro Spalding, diretor da 25ª Subseção Judiciária de Ourinhos, falou sobre os benefícios trazidos para a população com a instalação do JEF. As vantagens de se propor uma ação no Juizado decorrem da informalidade e da simplicidade dos procedimentos que contribuem para uma maior rapidez na obtenção dos direitos pleiteados, afirmou o magistrado.

    A princípio, estima-se que cerca de 150 processos ingressem mensalmente no JEF, que tem competência para julgar causas de até 60 salários mínimos. As ações dessa natureza que tramitavam na vara de competência plena de Ourinhos serão redistribuídas para nova Vara-Gabinete, o que permitirá um desafogamento do trabalho e a consequente celeridade nos processos.

    O novo JEF terá jurisdição sobre Ourinhos e outras 14 cidades que antes faziam parte da 32ª Subseção de Avaré. Carlos Loverra afirmou que a Justiça Federal estará mais próxima das pessoas residentes nesses 15 municípios, que muitas vezes têm um direito a requerer e não o fazem devido à dificuldade imposta pela distância. Com essa instalação esperamos que isso deixe de acontecer, concluiu o juiz.

    Na opinião do prefeito de Ourinhos, Toshio Misato, essa inauguração também servirá para aquecer a economia local: Teremos o benefício da inversão do fluxo de pessoas, pois ao invés de nossa população ir para outras cidades, nós é que traremos o público para ca, o que, de certa forma, dará um ganho na área comercial.

    O deputado federal Arnaldo Faria de Sá falou sobre a importância da criação dos JEFs há 10 anos atrás e do trabalho feito atualmente pela administração do TRF3, que ampliou a interiorização da Justiça Federal facilitando o acesso dos segurados do INSS aos Juizados Especiais Federais.

    O diretor da Secretaria Administrativa, Oscar Paulino dos Anjos, disse que o Fórum passou por uma reestruturação na parte elétrica, na rede de dados e voz, além de outras melhorias que foram realizadas no prédio para deixá-lo pronto para atender a população, juízes e servidores.

    Segundo o presidente do TRF3, Roberto Haddad, a necessidade e a grande litigiosidade que havia na região foram alguns dos fatores que justificaram a escolha de Ourinhos para receber o Juizado. Percebemos que muitas pessoas saíam daqui para ir até Avaré ajuizarem as ações. Resolvemos, dentro daquele espírito que rege essa administração do TRF, facilitar as coisas para a população mais necessitada com essa instalação. (JSM)

    Fotos: Hélio C. Martins Jr.

    O Fórum e o Juizado de Ourinhos estão instalados no mesmo prédio

    Mauro Spalding atuará como juiz instalador da 1ª Vara-Gabinete do JEF

    "Com a instalação deste Juizado, ganha muito a cidade de Ourinhos e região" - Carlos Loverra

    A Vara-Gabinete com novas estações de trabalho e computadores para os servidores

    Oscar Paulino dos Anjos falou sobre as reformas que foram feitas no prédio

    O desembargador federal Roberto Haddad durante o seu discurso

    Autoridades após o descerramento da placa comemorativa

    • Publicações1404
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ourinhos-inaugura-juizado-especial-federal/3012553

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)