Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    HOMOLOGADO ACORDO PARA REVISÃO DE BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE

    HOMOLOGADO ACORDO PARA REVISÃO DE BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE

    São Paulo, 10 de setembro de 2012

    O juiz federal Leonardo Estevam de Assis Zanini, substituto da 2ª Vara Federal Previdenciária em São Paulo, homologou no dia 5/9 o acordo celebrado entre o Instituto Nacional do Seguro Social INSS, o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) e o Ministério Público Federal (MPF) referente à revisão e pagamento dos benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensões deles decorrentes que foram concedidos com base em um cálculo que havia reduzido o valor do benefício.

    Segundo a ação ajuizada em março deste ano pelo Sindicato e pelo MPF, o INSS deveria realizar o cálculo dos benefícios com base na média dos valores dos 80% maiores salários de contribuição, conforme previsto na Lei 8.213/91. No entanto, a autarquia havia feito o cálculo com base em 100% dos salários de contribuição pagos pelo trabalhador. A homologação do acordo põe fim ao processo em questão.

    O cronograma de pagamento prioriza beneficiários idosos e pessoas que estejam acometidas de neoplasia maligna (câncer), doença terminal ou portadores do vírus HIV.

    O acordo prevê também que o INSS não promoverá a revisão dos benefícios cuja concessão tenha ocorrido há mais de dez anos, a contar da data de citação na ação civil pública, realizada em 17/4/2012. Além disso, serão revisados, independente de requerimento, os benefícios elegíveis a partir dos dados constantes do sistema informatizado do INSS, servindo estes dados de parâmetro à obtenção de novas rendas mensais.

    Por fim, a autarquia enviará correspondência aos beneficiários com diferenças a receber, indicando a data do pagamento, de acordo com o Plano de Comunicação que será estabelecido entre as partes. (JSM)

    Íntegra da manifestação do MPF e da homologação do acordo

    Ação Civil Pública n.º 0002320-59.2012.403.6183

    • Publicações1404
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações369
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homologado-acordo-para-revisao-de-beneficios-por-incapacidade/100055963

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Estou aguardando as cartinhas sobre a revisão dos meus benefícios de acordo com o artigo 29. Aguardando retorno. continuar lendo