Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    INPE DEVE REALIZAR CONCURSO PÚBLICO EM 2014

    O juiz federal Samuel de Castro Barbosa Melo, substituto da 2ª Vara Federal em São José dos Campos/SP, homologou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) formulado, conjuntamente, pela União Federal e o Ministério Público Federal (MPF), que estabelece ações necessárias e prazos para a substituição de profissionais terceirizados, que atualmente prestam serviços no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por servidores concursados.

    De acordo com o MPF, o INPE ao longo dos anos foi acumulando novas funções em sua área de atuação, contudo não houve a ampliação do quadro de servidores concursados. E para atender a demanda, o órgão havia publicado editais para a contratação de temporários, o que é ilegal de acordo com a Procuradoria, tendo em vista que a terceirização de mão de obra não pode servir para a realização da atividade fim do órgão público.

    Em decisão anterior, o juiz Samuel Melo já havia determinado a nulidade dos referidos contratos de trabalho temporário.

    Analisando o Termo de Ajustamento de Conduta [...] busca-se em prazo razoável, à execução específica das providências determinadas na sentença outrora proferida por este magistrado federal (publicação da autorização de concurso público de provas e títulos até 28/02/2014, publicação do edital até 30/04/2014, nomeação dos candidatos até 15/02/2015, os quais substituirão todos os agentes temporários irregularmente contratados), afirmou Samuel Melo.

    O juiz determinou que caberá ao MPF acompanhar o cumprimento integral do acordo homologado judicialmente, devendo informar no caso de eventual não cumprimento, tendo em vista que o TAC estabelece multa para esta situação. (KS)

    Processo: 0009289-44.2009.403.6103 íntegra da decisão

    • Publicações1404
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inpe-deve-realizar-concurso-publico-em-2014/112179527

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)